Lançada em julho de 2016 pelo então Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, a Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes reúne as Nações Unidas, governos, fundações, organizações da sociedade civil, a academia, o setor privado e as próprias crianças e adolescentes pela elaboração e implementação de ações voltadas ao alcance das metas dos ODS relacionadas à violência contra crianças e adolescentes.

Atualmente, a Parceria Global conta com 32 países pioneiros, países que assumiram o compromisso de mudar leis, políticas e normas sociais relacionadas à violência contra crianças e adolescentes; três cidades pioneiras, municípios com forte compromisso pela erradicação da violência contra crianças e adolescentes; e 544 membros, incluindo organizações da sociedade civil de todo o mundo, instituições acadêmicas, grupos religiosos e empresas que dedicam esforços voltados à prevenção e ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes.

“Todos os dias, em todos os países e em todas as comunidades, crianças e adolescentes são vítimas da violência – e muito frequentemente, essa violência é aceita como algo normal, permitido, ou como um assunto privado. […] A violência contra crianças e adolescentes não é inevitável – se desafiarmos o status quo que causa danos às vidas e aos futuros de tantas crianças e adolescentes. Todos têm direito a crescer livres da violência – e nós todos devemos trabalhar juntos para isso”.

Susan Bissell, Diretora Fundadora da Parceria Global.

Na mesma ocasião, foi lançado o pacote INSPIRE, composto por sete estratégias para prevenir a violência contra crianças e adolescentes. Trata-se de um recurso valioso para ajudar os países e as comunidades a concentrar esforços em programas e serviços de prevenção dotados de maior potencial para redução da violência contra crianças.

Outra importante iniciativa da Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes é o Fórum da Sociedade Civil (CSO Forum), do qual a Coalizão Brasileira faz parte, criado para reunir e permitir o intercâmbio de experiências entre organizações da sociedade civil, além da construção de estratégias para o engajamento político dos países pioneiros por meio de ações de advocacy.

Merece destaque, ainda, a chamada para ação Safe to Learn (Segurança no Aprendizado), iniciativa dedicada a erradicar a violência nas escolas e por meio das escolas, para que as crianças e os adolescentes estejam livres para aprender e realizar seus sonhos.

Para acessar as publicações da Parceria Global, incluindo versões em português, visite nossa seção Biblioteca.